Apresentação


O museu Ozildo Albano, em Picos - PI é uma instituição de acervo, pesquisa e valorização do patrimônio histórico do Vale do Rio Guaribas. Foi criado em 1968 graças à iniciativa do colecionador José Albano de Macedo (Ozildo Albano), que reuniu utensílios domésticos, documentos, fotografias, arte sacras, livros, discos e objetos pertencentes à sua família, e recebimento de doações. Declarado de utilidade pública municipal o acervo é referência cultural para a população da região.

Após o falecimento de Ozildo, sua família assumiu o compromisso de dar continuidade ao trabalho. Atualmente o museu é mantido pela Associação dos Amigos do Museu Ozildo Albano - AAMOA, criada em 2007 e pela fundação Cultural do Piauí- FUNDAC que assumiu a guarda e a preservação do acervo, assim como reformou e restaurou a edificação para abrigar o Museu. Conta com o apoio da prefeitura Municipal de Picos.

Entre 2011 e 2014 o Museu passou por melhorias significativas no espaço físico, adquiriu equipamentos e mobiliários, recebeu oficinas de capacitação, reformulou o programa expositivo, reforçou sua identidade visual e implantou um laboratório de conservação. A restauração foi possível devido ao projeto de transferência, guarda e curadoria museológica de acevo arqueológico. Este acervo foi salvaguardado por pesquisas realizadas para a implantação de Linhas de Transmissão de Energia Elétrica de responsabilidade das empresas Iracema Transmissora de Energia S.A e interligação Elétrica Norte e Nordeste S.A- IENE, que custearam o Projeto. Todo o Processo teve orientação e o acompanhamento do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para o cumprimento da portaria IPHAN 230/2002.

A equipe do Museu acredita que muito precisa ser feito pela cultura regional e se coloca como aliada nesse processo, convidando a todos para usufruir dos programas e atividades oferecidos pelo museu.